sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Escolhas de uma vida

A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".

Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".

Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.

As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...

Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.

Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.

Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.

Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!


Pedro Bial

O tempo

Lembro de muitas coisas, coisas legais e outras não, aconteceu tanta coisa; algumas vale a pena lembrar e outras nem tanto...
Mas há outras coisas no meio do caminho que num consigo abrir mão disso, pois o tempo está passando e a gente ficando, ficando cada vez mais velho e num sei pedir nada, não consigo pedir nada a ninguem mesmo, verdade , eu juro
Mas procuro não pensar muito nisso, e busco não olhar muito pro relógio, por que cada vez que olho percebo que ele passa mais rápido, e por mais que eu corra, percebo que dexei alguma coisa pra trás, as vezes percebo mas finjo não perceber, e outras vezes não percebo mesmo.
Tenho saudade desse mesmo tempo, que eu jurava que odiava, e hoje tenho horrores de tanta saudade. Assim como o hoje, sei que amanhã também possa ser que terei também tamanha saudade... Então sei que isso num acontece só comigo, todas as pessoas de sentimento, por mais insensiveis que seja, uma hora se sensibiliza de alguma maneira, e vai sentir saudades sim,de alguma coisa, em algum momento, isso virá acontecer.
Então, por isso a importância de transformar os pequenos instantes em grandes momentos. Pois só o tempo transforma a poeira em novas oportunidades, para que você possa ter uma segunda chance, pra fazer acontecer uma segunda vez de modo mais aprazivel por que ele não pára

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Estou aqui

E é no momento de fraqueza que me sinto mais forte...
Busco sempre ir o mais longe possivel,
Não quero ser a melhor, apenas quero me sentir útil,
Detesto ter que dormir e não vê a vida passar,
Ou ter que descansar e vê a vida passar
Mas quero ir junto dela.
Não me julgue  preciso só de AMOR,
E a única coisa que tenho pra oferecer são os meus sonhos,
Não estou chorando,
São apenas as dores do silêncio
do qual nada adiantaria verbalizar
E mais que tudo não quero ficar
Me deixe ir então.
                                        Keila Cristina

PEDAÇOS DE MIM

Eu sou feito de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos

Sou feito de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão

Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci

Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante


Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas

Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,para não enfrentar
sorri para não chorar

Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei

Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A lua cheia de beleza e luz



É fase bela e misteriosa
Por que será que a tantos seduz ?
Talvez porque tão decantada em prosa.

Lua minguante, fase tão modesta
Que míngua a dor do que acredita nela.
É lua boa e não se manifesta
Como uma fase que aparece bela.

A lua nova, clara e brilhante,
Sempre renova a fé de algum mortal;

É lua limpa, não tem semelhante
Visível em todo plano sideral.

Lua crescente, cresce a esperança,
De vida boa, com fartura e paz.
Com fé na lua, toda graça alcança,
Quem, com trabalho, seu destino faz.

Dizem que a lua influencia a vida,
Sendo a raiz dessa crença remota.
Há quem afirme ser crença vencida,
Mas contestá-la se torna idiota...